"Quanto mais me capacito
como profissional,
quanto mais sistematizo
minhas experiências,
quanto mais me utilizo do
patrimônio cultural,
que é patrimônio de todos e
ao qual todos devem servir,
mais aumenta minha
responsabilidade com os homens"
"A cultura consiste em criar
e não em repetir"
"Existir humanamente é pronunciar
o mundo, é modificá-lo"
Paulo Freire
PROJETO SOBRE AGRICULTURA
TEMA
PROPOSTO PELOS ALUNOS DO 1° ANO “B”
Introdução
Sabe-se
que a linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de
aprendizado diferente da ensinada na escola. Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que
utilizamos para que os alunos aprendam porque o mundo
está repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas no
ser humano e os próprios jovens trocam informações entre
si . Antenados com as tendências de modernização e
desenvolvimento rural, o profissional contribui para aumentar a
produtividade do solo, conseguindo reduzir os custos do produtor rural, e isso
chama a atenção dos jovens que buscam na agricultura um mercado de
trabalho.
Justificativa
Sabemos
que as novas formas de agricultura estão entrando em cena, isto é, no mercado
de trabalho e possibilita o
desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo que busca ser um
profissional da área.
Este projeto abordará as diferentes formas de trabalho no campo e
fornecerá oportunidadespara explorar a
terra como profissão..
Na
escola, nós escrevemos porque temos que copiar do quadro. Na internet,
escrevemos porque queremos interagir com os colegas que possuem os
mesmos interesses que os nossos.
Nota – se
que o professor pode integrar o conteúdo dos livros didáticos, com outras
mídias para a pesquisa e/ou aprofundamento dos conteúdos que nos interessam.
Dessa forma, em conjunto com os professores participantes do PROINFO, nós
alunos decidimos pela criação de blogs, que serão feitos em grupos e
alimentados por nós, sobre os assuntos pré selecionados, com foco voltado para
o “BLOG AGRICULTURA”.
Objetivos a serem alcançados:
- Mostrar
a origem da agricultura e sua importância para a vida humana.
- Conceituar que a agricultura é o meio pelo qual a humanidade produz os alimentos e as matérias-primas para a fabricação de diversos objetos.
- Diferenciar os sistemas agropecuários que são: agricultura extensiva, agricultura intensiva.
- Destacar as características particulares da agricultura extensiva, agricultura intensiva e as relações de trabalho que vigoram no Brasil como: posseiros, parceiros, pequenos proprietários, arrendatários, assalariados permanentes, assalariados temporários e trabalhadores não-remunerados.
- Analisar algumas formas de exploração dos solos brasileiros, tendo em vista que muitos produtores rurais insistem em cultivar em áreas de declives e realizar queimadas que enfraquecem os solos.
.
- Conceituar que a agricultura é o meio pelo qual a humanidade produz os alimentos e as matérias-primas para a fabricação de diversos objetos.
- Diferenciar os sistemas agropecuários que são: agricultura extensiva, agricultura intensiva.
- Destacar as características particulares da agricultura extensiva, agricultura intensiva e as relações de trabalho que vigoram no Brasil como: posseiros, parceiros, pequenos proprietários, arrendatários, assalariados permanentes, assalariados temporários e trabalhadores não-remunerados.
- Analisar algumas formas de exploração dos solos brasileiros, tendo em vista que muitos produtores rurais insistem em cultivar em áreas de declives e realizar queimadas que enfraquecem os solos.
.
PÚBLICO ALVO
Alunos do 1° ano “B” e professoras participantes do PROINFO “100 HORAS 2012”
COMO PROFISSÃO
Nós,
alunos do 1° ano “B” da Escola Estadual Alírio Herval, vimos na agronomia uma
profissão por estar em contato com a natureza e gostar de trabalhar no campo, por ser morador
de Zona Rural. Sabemos que o profissional de agronomia envolve-se em
praticamente todas as etapas do processo agrícola - desde o plantio até a
comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o cultivo do
solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição
da safra. Para essas atividades, utiliza o computador, informando-se sobre
novas tecnologias e pesquisas científicas na área, calculando estoques e
checando na internet a cotação dos produtos nas bolsas de valores
internacionais.
DURAÇÃO DO PROJETO
Ao longo da última semana do mês de novembro, de acordo com o planejamento do professor.
METODOLOGIA
Primeiramente
houve a explanação do professor sobre algumas temáticas que poderiam ser
pesquisadas, e em seguida a divisão dos alunos em grupos, onde poderiam decidir
o tema de forma livre.Depois o professor atentou para a criação de um blog
sobre o tema escolhido para podermos colocar a origem, os conceitos e a
importância do assunto escolhido pelo grupo que foi a agricultura. Assim,
desenvolveremos pesquisas, textos escritos, debates e troca de informações
online (MSN/ SKYPE/ FACEBOOK) para alimentar o blog criado por nós.
CRONOGRAMA
Tempo: Última semana do mês de novembro
Turno:
Matutino
Mídias e Técnologias a serem utilizadas:
Planilha de texto ( ) Internet ( ) Excel ( ) Fotos ( )
Pen-drive ( ) Impressora ( ) máquina fotográfica ( )
Tv,Cds, DVD, Computadores, Retroprojetor, câmara digital, gravadores, filmadoras, fita vhs.
NORMAS DE USO
Desligar
o computador, após o uso.
Não
comer na sala de informática.
Se
organizar para salvar os trabalhos, para que não ultrapasse o horário
estipulado.
Quando
vier para a sala de informática, organizar a sala em grupos, sendo que só
dispomos de 15 computadores funcionando.
Conversar
com os alunos sobre acessar a internet seguramente.
INTERNET
SEGURA
Jamais
forneça senha a terceiros.
Preste
atenção no endereço que está navegando.
Não
clique em algum arquivo que você não conheça a origem.
Salve
sempre seus trabalhos ao término da aula, pois assim você poderá recuperá-los
na aula seguinte.
Ouvir o
colega com atenção e respeito, pois a interação é muito importante. A dúvida de
um pode ser a dúvida de todos.
Não
apontar lápis, dispor de restos de borracha nas mesas do computador, pois esta
sujeira danifica o equipamento.
Em
caso de dúvidas, chame o professor.
Ao vir
para a sala de informática, já tenha em mãos uma ideia do que procurar ou do
que fazer.
Tome
cuidado com cabos e fios, pois estes são sensíveis e podem desligar
impossibilitando o uso do computador.
ORGANIZAÇÃO
DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA
Tema a ser trabalhado
Tema a ser trabalhado
Tema da
Proposta: Mídias na educação- Língua Portuguesa / História / Ensino Religioso/
L.E.M. Inglês
Pesquisa prévia, antes de interagir com os alunos
Pesquisa prévia, antes de interagir com os alunos
AVALIAÇÃO
O professor deverá fazer o registro das atividades desenvolvidas através da observação sistemática e direta, agindo como mediadora de suas conquistas considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pelo adolescente e através de registro para elaboração do relatório individual de cada aluno.
Bibliografia:
http://www.tvbrasil.com.br/salto/boletins2005/gde/tetxt1htm.acessado em 14/10/06.
http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque htm.acessado em 13/10/06.
http://www.comunic.ufsc.br/clipping/clip-130404htm.acessado em 13/120/06.
PERRENOUD,Philippe, 10 Novas competências para Ensinar. Porto Alegre, Ed.Artemed.
MORAN,José MANUEL,Tecnologia da Comunicação e interação - texto de apoio.
visite esses endereços que vocês vão gostar.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YUJ7cDSuS1U
http://helena-formiguinhas.blogspot.com.br/
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YUJ7cDSuS1U
http://helena-formiguinhas.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário