quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Atividade 3.3



Plano de aula de  Pesquisa sobre Agricultura
Nível de ensino: Ensino Médio.

Série: 1°ano.

Tempo previsto para ministrar o conteúdo:
1 – Explanação do professor
OBS: Os alunos desenvolverão o projeto de pesquisa sobre o tema escolhido pelo grupo em aproximadamente em 4 aulas.

Tema da aula: A agricultura
Delimitação do Tema: Possibilidade de trabalho na área.



Objetivos a serem alcançados:
- Mostrar a origem da agricultura e sua importância para a vida humana.

- Conceituar que a agricultura é o meio pelo qual a humanidade produz os alimentos e as matérias-primas para a fabricação de diversos objetos.

- Diferenciar os sistemas agropecuários que são: agricultura extensiva, agricultura intensiva.

- Destacar as características particulares da agricultura extensiva, agricultura intensiva e as relações de trabalho que vigoram no Brasil como: posseiros, parceiros, pequenos proprietários, arrendatários, assalariados permanentes, assalariados temporários e trabalhadores não-remunerados.

- Analisar algumas formas de exploração dos solos brasileiros, tendo em vista que muitos produtores rurais insistem em cultivar em áreas de declives e realizar queimadas que enfraquecem os solos.


Conteúdos a serem pesquisados:

- O que é agricultura?
- Os sistemas agrícolas.
- Sistema extensivo / predomínio do fator terra.
- Sistema intensivo / predomínio do fator trabalho.
- A agricultura no Brasil.
- O uso dos solos brasileiros.
- As relações de trabalho no campo.
- O aproveitamento do espaço agrícola no Brasil.
- Principais áreas e produções agrícolas no Brasil.

Metodologia: Aula expositiva, destacando principalmente a importância que o setor agrícola. Participação dos alunos por meio de debates promovidos com a orientação do professor, com o finalidade de se criar um blog sobre o tema para interação entre os mesmos.
Recursos didáticos: Quadro, giz, data show (exposição de slides ricos em figuras de plantações, trabalhadores do campo, entre outras; para assim, aproximar o aluno da realidade estudada a partir da visualização, e assim incentivar e motivar o mesmo) e o uso do laboratório de informática da escola para produzir o blog e as pesquisas para alimentá – lo.

Métodos de fixação e avaliação do conhecimento: Exercícios de  pesquisa dirigidas e navegação livre em sites diversos sobre a agricultura. Esse tema possibilita a elaboração de um blog a partir dos estudos e pesquisas realizados para suprir a curiosidade do grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário